diário nos bairros

Moradores do Bairro Presidente João Goulart reclamam da insegurança e iluminação precária

Da Redação

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Cruzamento das ruas Zolá Kieling com Major Duarte repleta de buracos e pedras soltas

A Vila Fredolina, localizada no Bairro Presidente João Goulart, região nordeste da cidade, é um lugar pacato, mas enfrenta problemas de falta de placas, buraqueira e insegurança. Os moradores dizem estar abandonados pelo poder público.

A sinalização de trânsito da Rua Major Duarte está apagada, assim como na Rua David Beltrame. Outra reclamação da vizinhança é a dificuldade de encontrar o nome das ruas, pois não há placas.

Conforme a empregada doméstica Shana Ferreira, 33 anos, as demarcações dos nomes existiam alguns anos atrás, mas a maioria foi depredada.

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

- É uma vergonha. Nós, moradores, sabemos nos localizar, mas e quem procura um endereço, se não tem um mapa online, é muito difícil saber onde está - lamenta Shana.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização na Major Duarte
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que o local entrará no cronograma de trabalho 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas com nomes de ruas
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que está sendo feito o Termo de Referência para abertura de nova licitação 

Além disso, nos cruzamentos das ruas Major Duarte e Zolá Kieling, os motoristas precisam aumentar os cuidados devido à quantidade de buracos na via. Em várias vias, o recapeamento das ruas de paralelepípedos está precário.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

- Eles (prefeitura) arrumam com asfalto, mas a cada chuva os buracos voltam a tomar conta. É um grande descaso com a gente que paga imposto em dia - reclama um motorista, que preferiu não ser identificado.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os buracos no Bairro Presidente João Goulart
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a recuperação de pavimento irregular no Bairro João Goulart está prevista, conforme a liberação do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal 

Também na Rua Zolá Kieling, é a sujeira que figura entre as reclamações. Bitucas de cigarro e sacolas plásticas se espalham pela da via.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sujeira na Rua Zolá Kieling
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o bairro está recebendo normalmente os serviços de recolhimento de lixo 

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Já na Rua David Beltrame, é a iluminação que preocupa. As lâmpadas são fracas e os moradores contam uns com os outros para reparos.

- Contamos com os próprios vizinhos para ter iluminação e também para a segurança. Faz apenas alguns meses que os assaltos constantes pararam - lamenta Shana.

Ela também acrescenta que uma das casas, na Rua David Beltrame, está com a vegetação alta e serve de esconderijo aos criminosos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de iluminação pública na Rua David Beltrame
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que fez vistoria no local e que as luzes estão funcionando. A Secretaria de Meio Ambiente incluirá no cronograma a podas das árvores. que atrapalham a iluminação 
O QUE DIZ A BRIGADA MILITAR
O Diário entrou em contato com o órgão de segurança pública, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a vegetação alta na Rua David Beltrame
A Secretaria de Regulação Urbana diz que já foi repassada a demanda para o setor de fiscalização para que o proprietário seja notificado. Questões relacionadas a terrenos nessas condições podem ser denunciadas no telefone (55) 3921-7044 ou com a Ouvidoria, pelo telefone 153. Para quem preferir pessoalmente, basta ir até a prefeitura, no Centro Administrativo, na Rua Venâncio Aires, 2.277, na Superintendência de Fiscalização, das 7h30min às 13h, de segunda a sexta-feira. 

Na Rua David Beltrame, moradores contam que ladrões se escondem atrás do vegetação alta

A empregada doméstica também lamenta a falta de pediatra na Unidade de Saúde Mozzaquatro há dois anos. Quando uma das filhas dela tem crises de asma, ela precisa se deslocar do Bairro Presidente João Goulart até o Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Como não temos carro, preciso gastar com táxi, porque tem que ser um atendimento rápido, e de ônibus não podemos ir - diz ela.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de pediatra na Unidade de Saúde Mozzaquatro
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, havia atendimento pediátrico duas vezes por semana. Sobre a especialista, foi informado que ela deixou de fazer os atendimentos há 45 dias e não há dois anos. A secretaria está analisando um novo profissional para atender a demanda do bairro 

DIVERSÃO AMEAÇADAPracinha do bairro não tem cercamento e fica em uma rua movimentada

As crianças também têm reclamações a fazer. A pracinha localizada na Rua Euclides da Cunha está com a gangorra quebrada e enferrujada, assim como os balanços. Os pais lamentam que o local não tem cercas para que os filhos possam brincar com mais tranquilidade.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

- Passa carros a todo o momento, a pracinha não tem cercas. Acabo nem deixando minhas filhas brincarem lá, só se eu estiver junto e com muitas recomendações de não correr em direção à rua - fala Shana.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o estado da pracinha na Rua Euclides da Cunha
O Diário entrou em contato com o órgão responsável, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros